Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Artesanato de Quissamã exposto em uma das maiores feiras do segmento na América Latina

Artesanato de Quissamã exposto em uma das maiores feiras do segmento na América Latina

O artesanato de Quissamã está em exposição em uma das principais vitrines do turismo brasileiro e da América Latina: a Fenearte. A 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato começou dia 10 e segue até 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Neste ano, o artesanato quissamaense foi levado para feiras em Brasília, Armação de Búzios e Macaé.
Os trabalhos das artesãs Maria do Carmo e Conceição, de Barra do Furado, estão entre os 25 selecionados por meio de edital de chamamento público. As peças, que tem como matérias-primas taboa, escama de peixe e linha, são apresentadas pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro – Setur-RJ, responsável pelo Programa de Artesanato Estadual.
– Por conta da pandemia, as feiras estavam paradas e agora estão retornando. Esses eventos são muito importantes, pois nos aproximam dos lojistas. Na feira em Brasília, por exemplo, uma comerciante de São Paulo, do setor de decoração, gostou de uma bandeja feita com escama de peixe e entrou em contato, frisou Maria do Carmo que juntamente com outras artesãs participam do Natal Luz, Viver Quissamã, na Praça Matriz.
Em 2019, a Prefeitura de Quissamã em parceria com o governo do Estado cadastrou artesãos do Município para a Carteira Nacional do Artesão. O documento regulariza a atividade e permite a circulação de mercadorias, além de proporcionar vários benefícios exclusivos.
– Além de fortalecer o Turismo, o artesanato é desenvolvimento econômico e essas duas frentes caminham juntas em Quissamã. Não tem como separar. A Prefeitura, por meio do programa Viver Quissamã, vem estimulando essas atividades. E participar de feiras como a Fenearte, um evento já consolidado no País, vem dar visibilidade ao nosso Município, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, Arnaldo Mattoso.
O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, ressalta a importância de apresentar a diversidade do artesanato fluminense:
– A Fenearte é uma excelente oportunidade dos artesãos do Rio de Janeiro expandirem seus negócios. A Feira dá a possibilidade de estar próximo a outros profissionais e técnicas artesanais, trazendo novos conhecimentos e experiências, sejam elas com matérias primas ou de comercialização. Por isso, ressaltamos a importância de fazer o cadastramento. Participar de eventos deste porte, expondo e vendendo as peças é uma das vantagens dos que possuem a Carteira Nacional do Artesão, disse Gustavo Tutuca.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.